Na última quinta-feira (28), a diretora Executiva da CIAF (Central Integrada de Apoio Familiar), Tania de Castro Ribeiro, tomou posse como Conselheira do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher para o Biênio 2017/2019, no Palácio das Araucárias, em Curitiba (PR).
A CIAF já atendeu cerca de 2 mil mulheres em 2017 em atendimentos em programas, projetos e ações. Para Tania, esse é o principal motivo para a escolha do seu nome como conselheira. “Acredito que o que chamou atenção do Conselho foi o nosso trabalho frente ao movimento “Mulher de Valor”, que defende o equilíbrio em quatro áreas de nossas vidas: Espiritual, Emocional, Física e Intelectual. Qualquer delas que não esteja em harmonia com as demais, pode ser prejudicial. Não haverá um empoderamento consistente da mulher se não houver equilíbrio”, declara Tania, que já atua há 10 anos frente a CIAF.
Ela afirma, ainda, que deseja criar projetos relevantes para a sociedade que construam a tão sonhada igualdade, e que não desvalorizem o que já tem sido construído com relação aos direitos humanos.
“Que o nosso discurso tenha como base os 17 Objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU. Salientando o quinto objetivo, que é a desigualdade de Gênero. Este busca concretizar os direitos humanos de todos, e alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas”, afirma a conselheira do CEDM.
Além da solenidade de posse, aconteceu a apresentação do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres do Estado do Paraná.
Fruto de importante reflexão gestada no âmbito da mobilização, organização e debates do conjunto das mulheres do Paraná, dos movimentos feministas e demais movimentos sociais, o Plano busca romper com a histórica opressão e invisibilidade das mulheres nos espaços da sociedade, bem como a consolidação dos direitos das mesmas em todas as dimensões.