Legionários romanos e soldados chineses. Comerciantes do Extremo Oriente trocando peças de seda por pratos de vidro azul típicos de Roma em plena época de Cristo.
Por incrível que possa parecer, esses encontros – entre pessoas e produtos dos dois maiores impérios da Antiguidade – aconteceram de verdade e com uma frequência muito maior do que poderíamos supor à primeira vista.
Gerando estranhamento, encantamento e relações comerciais semelhantes, em muitos aspectos, às que vemos hoje em dia entre Ocidente e Oriente.
E é justamente esse tema incrível que o historiador André Bueno – professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e um dos principais nomes da Sinologia no Brasil – vai abordar no próximo minicurso on-line programado pelo Centro Ásia, que acontece nos dias 06 e 13 de abril (terça-feira), sempre às 19h. Os ingressos para as duas aulas custam R$ 65,00 e as inscrições podem ser feitas no site do Centro Ásia, em https://bit.ly/3m2UWuB.
Em uma entrevista com o jornalista Rodrigo Wolff Apolloni, André falou sobre o curso e contou algumas histórias interessantes sobre os antigos contatos entre romanos e chineses. Confira em https://youtu.be/fSlg95OB7S0
Dicas, reclamações, pautas, recados, xingamentos ou qualquer dúvida – clique aqui.