Grupo não coloca sua música no balaio da MPB e mostra a relevância de um grupo de rap no cenário nacional
Por Anderson de Souza
anderson@muitoparana.com.br
É quarta-feira, 4 de novembro de 2015, 8h40 da manhã. Abro o meu facebook e confiro as novidades que nem sempre são tão novas, mas me deparo com um post da cantora e MC Flora Matos com o vídeo da música “Pro Que Der E Vier”. Daí por diante descobri o grupo paulista de rap PrimeiraMente.
A equipe formada, em 2012, por Gali, Raillow, Leal e DJ Fire faz um rap do jeito tradicional mas apontando para o futuro. É bom notar que eles estão na contramão do “rhythm and poetry” brasileiro atual que é predominantemente realizado por rimadores em carreira solo – Criolo, Emicida, Ogi, Black Alien e Karol Conká são alguns nomes.
A tradição de grupos de rap no formato cantores-rimadores e um DJ é uma das coisas mais bacanas do ritmo e sempre achei que deveriam ter mais conjuntos como esse. Não é preciso ir longe para comprovar isso. Ou alguém que gosta de rap não gosta de escutar Wu Tang Clan, Beastie Boys, Facção Central ou De La Soul?
O PrimeiraMente tem a pegada do rap feito em São Paulo, uma clara influência do extinto grupo Quinto Andar, o protesto e consciência social nas letras e uma boa pitada de ODD Future. E aí é que foi a minha surpresa. O segundo disco “A Um Passo do Precipício”, lançado em 2014, composto por 19 faixas, é uma prova disso e merece ser escutado com atenção. Se tem um lugar que o rap nacional coletivo se encontra é nesse disco. É incrível como o álbum não foi temperado ou maquiado com a roupagem “precisamos-atingir-um-público-mais-amplo”. Ele é rap na essência e pronto.
Até o dia 4 de novembro de 2015 pensava que a turma do controverso Tyler “The Creator” não faria nenhum efeito no território nacional. Estava enganado. Meio sem querer, o PrimeiraMente é descendente direto dos americanos mas sempre com a dignidade e a ternura da periferia nacional. De uma certa maneira, eles fazem uma música em contraponto ao rap contemporâneo feito por Kendric Lamar, Joey Bada$$, MF Doom, MellowHype e outros.
Sim, talvez eles sejam um dos grupos mais legais da atualidade. Ultimamente o PrimeiraMente merece ser escutado.
PrimeiraMente na internet
Site oficial : www.primeiramente.com
Facebook: https://www.facebook.com/PrimeiraMente
Twitter: https://twitter.com/PrimeiraMente_
Instagram: https://instagram.com/primeiramente/
Youtube: https://www.youtube.com/user/PrimeiraMenteSP
Veja o clipe da canção “Pro Que Der E Vier” do PrimeiraMente
Veja o clipe da canção “Vida Bela” do PrimeiraMente