Querem ferir a liberdade de expressão

Por Anderson de Souza
anderson@muitoparana.com.br
A Justiça do Paraná agora deu para julgar que uma pessoa “não é jornalista, independente da questão do diploma”. Puro desrespeito. Só pra lembrar que quebra de sigilo da fonte é crime, ou agora servidor público pode se passar por Deus? Até onde eu lembro, na maioria das religiões, só compete aos seres celestiais-elevados a capacidade de julgamento.
Do outro lado, a imprensa – que está longe de ser santa e muito menos iluminada – não pode se calar no caso Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania.
Não sejamos hipócritas, quantas investigações já foram vazadas e noticiadas pela imprensa brasileira? Quantas vezes você não leu “Segundo informações não confirmadas…”. Quem se calar agora, ou está consentindo ou é medroso mesmo. Depois não diga que não avisei!
NOTA DA JUSTIÇA FEDERAL DO PARANÁ
O senhor Carlos Eduardo Cairo Guimarães é um dos alvos de investigação de quebra de sigilo de investigação criminal no âmbito da Operação Lava Jato, ocorrida antes mesmo de buscas e apreensões. Neste contexto, apura-se a conduta de agente público e das pessoas que supostamente teriam divulgado informações sigilosas e que poderiam ter colocado investigações em risco. Eduardo Guimarães não foi preso, mas conduzido coercitivamente para prestar declarações e já foi liberado.
Pelas informações disponíveis, o Blog da Cidadania é veículo de propaganda política, ilustrado pela informação em destaque de que o titular seria candidato a vereador pelo PCdoB pela a cidade de São Paulo. Juntos aos cadastros disponíveis, como ao TSE, o próprio investigado se autoqualifica como comerciante e não como jornalista.
As diligências foram autorizadas com base em requerimento da autoridade policial e do MPF de que Carlos Eduardo Cairo Guimarães não é jornalista, independentemente da questão do diploma, e que seu blog destina-se apenas a permitir o exercício de sua própria liberdade de expressão e a veicular propaganda político partidária.
Não é necessário diploma para ser jornalista, mas também não é suficiente ter um blog para sê-lo. A proteção constitucional ao sigilo de fonte protege apenas quem exerce a profissão de jornalista, com ou sem diploma. A investigação, por ora, segue em sigilo, a fim de melhor elucidar os fatos.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *