Depois de estrear com o volume de contos O macaco ornamental, em 2009, e de publicar três aclamados livros de crônicas, o escritor curitibano Luís Henrique Pellanda retorna ao gênero de origem com A fada sem cabeça. O lançamento da nova obra acontece neste sábado, dia 18 de agosto, a partir das 11h, na livraria Arte & Letra (Alameda Dom Pedro II, 44, Batel).
Em 28 contos que misturam memória e pesadelo, uma série de personagens marcados por experiências traumáticas reconstrói suas próprias narrativas. Em tudo se revela certo mal-estar: na violência de suas relações amorosas ou no mito da amizade masculina; no tratamento rude dado aos animais; na idealização do sexo, do poder e do trabalho; na religiosidade de cada um.
São histórias que se passam na periferia do país, em centros urbanos ou zonas rurais, e que analisadas pelo filtro do horror e da fantasia nos ajudam a compor um mosaico de nossas brutalidades cotidianas. Há o agenciador de encontros amorosos entre um artista e suas fãs, o jornalista que cobre concursos de miss, o menino que busca salvar o pai fascista da depressão, o trabalhador do campo que acorda metamorfoseado em criatura fantástica, o anjo disfarçado de morador de rua. O que eles têm em comum é terem escolhido a palavra como a melhor forma de iluminar o seu passado.
A Fada Sem Cabeça
“Valendo-se de personagens marcados por uma grandiosa miséria de espírito, Luís Henrique Pellanda nos oferece um livro excepcional, sem nenhuma frase excedente. Encadeadas com sutileza por temas e imagens que voltam como motivos musicais, as narrativas revelam um retrato complexo das seduções e dos horrores no êxtase da fascinação.” José Luiz Passos, escritor e crítico literário
Luís Henrique Pellanda
Luís Henrique Pellanda nasceu em Curitiba (PR), em 1973. Escritor e jornalista, é autor dos livros O macaco ornamental (contos, 2009, finalista do Prêmio Clarice Lispector, da Fundação Biblioteca Nacional), Nós passaremos em branco (crônicas, 2011, finalista do Prêmio Jabuti), Asa de sereia (2013, crônicas, finalista do Prêmio Portugal Telecom) e Detetive à deriva (crônicas, 2016), e organizador dos dois volumes de As melhores entrevistas do Rascunho.
Crédito da foto: Maringas Maciel
Serviço:
Lançamento do livro “A fada sem cabeça”, de Luís Henrique Pellanda.
Data: 18 de agosto (sábado), às 11h
Local: Livraria Arte & Letra (Alameda Dom Pedro II, 44 – Batel)
Informações: https://www.arteeletra.com.br/
Ficha técnica:
A FADA SEM CABEÇA
Luís Henrique Pellanda
Formato: 14 x 21 cm
176 páginas
ISBN: 978-85-5450-014-6
Preço: R$ 39,90
Dicas, reclamações, pautas ou qualquer dúvida – clique aqui.