Leia as afirmações do professor e historiador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp Leandro Karnal. Elas foram retiradas durante uma palestra em Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, na noite do último dia 12 de maio de 2016. A matéria original é do G1 Paraná.
“Há um interesse coletivo sobre o tema atualmente. Mas, está faltando, além da crítica à falta de ética em Brasília e das grandes empreiteiras, que nós consigamos pensar na microfísica do poder, ou seja, na falta de ética na escola, nas famílias e nas empresas. Não existe país no mundo em que o governo seja corrupto e a população honesta e vice-versa”
“A participação das massas não garante a lisura dos processos. Principalmente se lembrarmos que o primeiro plebiscito da história foi quando as massas tiveram que escolher entre Jesus e um ladrão e optaram pelo ladrão. Mas estas discussões são um passo importante para este treinamento difícil e permanente que significa o exercício democrático. O ruim deste momento é que pouca gente escuta e muita gente dá opinião”