A Cinemateca foi o local escolhido para a abertura da mostra inédita Dias do Cinema Ucraniano no Brasil, nesta terça-feira (25/6), às 19h. O filme escolhido para a ocasião é o longa Nobres Vagabundos, do diretor Oleksandr Berezan – um dos representantes da atual cinematografia produzida na Ucrânia. A entrada é grátis para toda a programação.
O embaixador da Ucrânia no Brasil, Rostyslav Tronenko, e o presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira, Vitório Sorotiuk, participarão da solenidade de abertura. O evento acontece na capital do Estado que abriga 80% dos cerca de 1 milhão de ucranianos e descendentes vivendo no Brasil.
A mostra vai até domingo (30/6), quando terão sido exibidos seis filmes – cinco do atual período do cinema ucraniano e um mais antigo. A programação inclui produções de comédia, drama místico, fantasia, aventura e ação.
Filmes ucranianos: Setor em expansão
A Ucrânia vive um boom cinematográfico. O financiamento governamental dedicado à produção de filmes e TV tem aumentado a cada ano desde 2015, subindo para 1 bilhão de hryvnyas (quase US $ 36 milhões) em 2018, com um montante similar previsto para 2019.
Em 2016, o Estado contribuiu financeiramente para a produção de quatro longas-metragens, cinco curtas-metragens, nove filmes de animação e 17 documentários. Em 2017, os números cresceram para 17 filmes, 12 curtas, cinco filmes de animação e 13 documentários. Até o final do ano de 2018 a Ucrânia estreou 20 longas-metragens.
Dias do Cinema Ucraniano no Brasil
Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174, São Francisco)
Horário único: 19h
Ingresso: entrada franca
25/6 – Nobres Vagabundos (2018, 103 min, ação/comédia, 12 anos)
Diretor: Oleksandr Berezan
História engraçada sobre aventureiros da cidade de Lviv que, entre 1938 e 1939, vivem sob o lema: “Por amor a Lviv, mulheres e piadas”. Para tornar a vida mais interessante, os nobres vagabundos buscam aventuras. De repente, tornam-se guardiões de uma jovem e bela menina e suas aventuras ganham novo impulso.
26/6 – Portão (2017, 107 min, drama místico,16 anos)
Diretor: Volodymyr Tykhiy
História de uma família que vive na zona de exclusão de Chornobyl. A matriarca, vovó Prissia, amiga da sereia, come ocasionalmente cogumelos alucinógenos, e em algum momento durante a Segunda Guerra Mundial, ela mata 12 soldados nazistas. Ela mora com seu neto, Vovchyk, e a filha doente Slava, deixada pelo marido. De repente, a vida habitual deles se acaba: a matriarca recebe uma advertência mística de que uma catástrofe que acontecerá no futuro próximo, deve ser evitada.
27/6 – Nível de Preto (2016, 91 min, drama, 16 anos)
Diretor: Valentyn Vassyanovich
O 50º aniversário é o começo de uma fase complexa na vida do fotógrafo de casamentos Kostya. Tudo o que ele ama está desaparecendo, embora não existam muitas coisas para guardar na vida dele: o pai, paralisado após de AVC, uma amiga estilista da revista de casamento, um gato velho e algumas fotos em que ele é jovem e feliz. O filme foi o candidato da Ucrânia ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
28/6 – Um Pergaminho Desaparecido (1972, 79 min, comédia, 12 anos)
Diretor: Borys Ivchenko
Comédia heroica baseada na história de Mykola Gogol. Trata da aventura dos cossacos Vasil e Andriyna e sua viagem a São Petersburgo para entregar a carta de Hetman à rainha e, depois disso, sobre o feliz retorno deles à sua aldeia.
29/6 – Nome de Guerra “Banderas” (2018, 113 minutos, drama, 16 anos)
Diretor: Zaza Buadze
No outono de 2014, na zona de Operação Antiterrorista na Ucrânia, um grupo de inteligência liderado por um experiente capitão, Anton Sayenko (nome de guerra “Banderas”), tenta impedir a sabotagem e neutralizar o equipamento russo Khodok.
30/6 – Fortaleza (2018, 111 min, fantasia/aventura, 6 anos)
Diretor: Yurii Kovaliov
Durante o eclipse solar, o menino Vitko volta mil anos no passado e vai parar em Rus de Kyiv (confederação de tribos eslavas do Leste Europeu dos séculos 9 ao 13), no auge da batalha decisiva entre bem e mal. Ele tem uma pedra mágica que lhe dá poderes como os de heróis lendários, sobre os quais leu.
Mais informações: https://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/espacos-culturais/cinemateca-de-curitiba/
Dicas, reclamações, pautas ou qualquer dúvida – clique aqui.