brde espaço cultural palacete dos leões muito post

Espaço Cultural BRDE reabre com formato híbrido e visitas agendadas

O Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões [Av. João Gualberto, nº 570 – Alto da Glória – Curitiba/PR] anunciou sua reabertura ao público, adotando um plano gradual de volta ao atendimento presencial. As visitas presenciais foram iniciadas ontem, com a exposição “O que resta”, da artista Teca Sandrini.

As visitas presenciais devem ser agendadas pelo site: [https://bit.ly/palacete21].

A partir de 1° de março, “Mãe, mar”, exposição da artista Livia Fontana, será apresentada na Sala da Torre, antiga cozinha da fase de moradia do Palacete. O trabalho realizado por Livia é uma reflexão sobre a fotografia na sociedade contemporânea, a partir de uma poética crítica que envolve a manipulação de imagens antigas e atuais, que partem de apropriações e acontecimentos da internet. A entrada é gratuita.

A partir de 1° de março, “Mãe, mar”, exposição da artista Livia Fontana, será apresentada na Sala da Torre, antiga cozinha da fase de moradia do Palacete. O trabalho realizado por Livia é uma reflexão sobre a fotografia na sociedade contemporânea, a partir de uma poética crítica que envolve a manipulação de imagens antigas e atuais, que partem de apropriações e acontecimentos da internet. “É uma exposição sobre a vida cada vez mais vigiada, o imperativo de representar e a impossibilidade de desconexão.” A exposição aborda essa temática a partir da evolução dos usos da fotografia, como em sua série “Loading”, que lida com o estado de ansiedade de imagens que ainda não se formaram. Amélia Correia assina o texto crítico da mostra.

O tema da erva-mate também estará presente na programação, com a exposição “Narrativas e poéticas do mate”, que integra o programa Circuito Ampliado – Acervos em Circulação, uma iniciativa de cooperação institucional idealizada pelo Museu Paranaense e pelo Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões. O programa tem como objetivo incentivar a pesquisa em acervos, estimular novos recortes curatoriais e proporcionar a ampliação de públicos com a circulação de acervos de Curitiba.

A primeira iniciativa nesse sentido foi fomentar pesquisas sobre acervos relacionados à erva-mate, buscando amplificar as percepções sobre o patrimônio ervateiro a partir da perspectiva histórica, antropológica, artística e cultural. “Narrativas e poéticas do mate” apresentará um conjunto de rótulos ervateiros provenientes do acervo do Museu Paranaense, uma sala botânica, além de obras do artista Alfredo Andersen relacionadas à erva-mate. Durante a exposição, a Sala da Torre receberá a instalação “O verde é o verde”, da artista Eliane Prolik.

Sobre o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões

Inaugurado em junho de 2005, o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, localizado em Curitiba, é mantido e coordenado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Oferecendo uma programação gratuita, realiza exposições e atividades relacionadas à arte contemporânea, arquitetura, história e patrimônio cultural. Sua programação contempla um programa de mostras temporárias de artistas nacionais e de exposições em parceria com outras instituições culturais.

Serviço

Exposição “O que resta” – Teca Sandrini
Com curadoria de Maria José Justino
Período expositivo: de 22 de fevereiro até 31 de março
Local: Salas 1 e 2

Exposição “Mãe, mar” – Livia Fontana
Com texto de Amélia Correia
Período expositivo: de 1° a 31 de março
Local: Sala da Torre

Exposição “Narrativas e poéticas do mate”
Programa Circuito Ampliado – Acervos em Circulação / Em parceria com o Museu Paranaense
A partir de 12 de abril, por todo o Palacete

Horário de visitação: horários variados, de segunda a sexta, somente mediante agendamento: www.brde.com.br/palacete.

Os horários para agendamento são semanais e abertos às quintas-feiras, a partir de 14h.

Dicas, reclamações, pautas, recados, xingamentos ou qualquer dúvida – clique aqui.

 

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *