A edição 71 do jornal Cândido, editado pela Biblioteca Pública do Paraná, traz como destaque o Bloomsday, maior efeméride literária do mundo, celebrada no dia 16 de junho. A data faz uma referência a Leopold Bloom, personagem central de Ulysses, romance escrito por James Joyce. Lançado há 95 anos, em 1922, o livro narra o périplo de Bloom, que tem a normalidade de sua vida transformada em odisseia pelo gênio do autor irlandês.
O Cândido oferece aos leitores visões idiossincráticas de dois joyceanos a respeito do Bloomsday, fenômeno que ultrapassou o campo literário e se estabeleceu como uma marca cultural forte até mesmo para os não leitores de Joyce.
A tradutora e professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Dirce Waltrick do Amarante faz um relato apaixonado sobre Ulysses e seu autor — paixão que a levou a diversas partes do mundo em busca de cenas, personagens e lugares eternizados na literatura de James Joyce.
Já o escritor e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Caetano Galindo cria um texto de ficção a partir da ideia de que Leopold Bloom estaria por aí, nas ruas de Curitiba, flanando como o fez na Dublin do início do século XX. Tradutor da versão mais recente de Ulysses no Brasil, Galindo emula o estilo joyceano em uma narrativa que mostra Bloom metamorfoseado em meio aos cidadãos comuns de uma grande cidade brasileira.