O fotógrafo André Rodrigues está lançando o fotolivro “Rua | Noite | Cor | Cwb” (R$50, 32 págs.), de forma independente, e disponível no site: [andrerodriguesphoto.com.br]. Mais informações: [arvisorfotografia.wordpress.com] / [Instagram @andrerodriguesphoto]. O livro, em formato brochura, é uma publicação com impressão limitada.
Para André, esse é um bom momento para retomada da produção e de promover publicações independentes como fotolivros, edições de autor ou artísticas. Segundo o fotógrafo, se tudo correr bem, ainda pretende fazer uma exposição fotográfica para contemplar todo material de fotos.
Rua | Noite | Cor | Cwb
Entrar no carro e dirigir por ruas esvaziadas, até mesmo sem destino, foi uma das alternativas que André Rodrigues encontrou para os dias atípicos de pandemia e isolamento social. Entre uma saída e outra (e muitas fotos), criou uma série fotográfica cheia de cores, tons e composições.
Esse trabalho de fotos noturnas, num estilo streetphotography ou “road photo”, fita a cidade numa espécie de urbanismo sensorial. Fachadas, janelas, neons e até mesmo os tubos do biarticulado ganham tons saturados, azulados, esverdeados. Uma configuração de signos da exuberância noturna.
“A fotografia do Rua, Noite, Cor, CWB é uma fruição visual”, diz o fotógrafo. “Explorei a noite, as ruas, a arquitetura, espectros de cores, na busca (ou extrapolação) de uma gama de sensações. Rodava pela cidade e conforme um elemento chamava atenção pela forma, pela cor, estética ou correlação com algum referencial (fantasia, high-tech, mistério), era capturado.
De acordo com o fotógrafo, durante à noite, outra cidade (ou realidade) se apresenta aos olhos. Um outro universo surge – pode ser composto ou evocado visualmente. Emerge um sentido de leitura alternativa da cidade, quase como um desejo surreal, alegórico ou mesmo do cinematográfico. Especialmente durante esse tempo afligido pela Covid-19, por tanto tempo trancado em casa, deixou tudo mais exuberante e colorido.
Uma seleção de fotos foi feita e rendeu a edição e publicação de um fotolivro de autor. “O photobook foi uma boa alternativa para materializar o projeto e dar uma vazão para existir além da curtidas nas redes sociais”, aponta Rodrigues.
André Rodrigues
Fotógrafo freelancer graduado em Jornalismo. Iniciou a carreira colaborando com agências e posteriormente com repórter fotográfico no jornal Gazeta do Povo, em Curitiba.
Editou o projeto Voto em Imagens (2010-2015) e idealizou 3 publicações correlacionadas – “Biometria e Eleição, “Indeleble” e a publicação formato jornal “F(V)OTO” – assim como 2 exposições fotográficas. Em 2013, cobriu as jornadas de manifestações de Junho/Julho, organizando e participando da mostra Curitiba Protesta”. Em 2014 desenvolveu o trabalho “Iluminados”, no qual uma das imagens venceu o 12º Salão Pérsio Galembeck de Fotografia – tema fotografia de rua. O trabalho “Batalha do Centro Cívico” ficou entre os finalistas no prêmio Los Trabajos e Los días (2015), sendo exposto na Colômbia.
Atualmente dedica-se a trabalhos fotográficos independentes e vem investindo em séries mais pessoais e autorais.
Dicas, reclamações, pautas, recados, xingamentos ou qualquer dúvida – clique aqui.