siba coruja muda muito post

Cinco perguntas para Siba

O músico e compositor Sérgio Roberto Veloso de Oliveira, conhecido como Siba, é um dos artistas mais relevantes da atual música brasileira. Seu último disco “De Baile Solto” está facilmente entre os melhores álbuns brasileiros de 2015. Em fevereiro de 2019, o pernambucano de 50 anos lançou um single novo, “Barato Pesado”. Aproveitando seu show em Curitiba, no último dia 11 de julho, no projeto “Brasis no Paiol”, o Muito Post elaborou cinco perguntas e o ex-Mestre Ambrósio até falou sobre seu próximo trabalho, “Coruja Muda”.

Muito Post – O que tem do Sérgio na obra do Siba?
Siba – Essa é uma pergunta difícil de responder [pausa] porque por mais que eu tente construir uma relação coerente da pessoa que eu sou, o que eu falo, o que faço e do meu trabalho e minha obra; a gente sempre elabora em algum nível um personagem que sobe ao palco, que se comunica com as pessoas sem ser de forma coloquial, normal, do dia-a-dia. Então é sempre um lugar indefinido, mas eu sou um artista que não conscientemente constrói um personagem para substituir a pessoa do dia-a-dia. Mas sempre em algum nível escapa.

MP – Depois de ‘Baile Solto’, de 2015, vem disco novo por aí?
Siba – O disco novo está quase pronto, vai ser lançado em agosto para setembro e eu já tenho tocado músicas dele por aí. Neste show de Curitiba [as perguntas foram enviadas antes do show], eu vou possivelmente tocar mais canções do que tenho apresentado. Já é um processo de transição e novo disco vai se chamar “Coruja Muda”.

MP – O que é pior “uma nota errada no tempo certo” ou “uma nota certa no tempo errado”?
Siba – O que importa mesmo não é nota e nem o tempo, é a convicção. Isso é independe do tipo de música, mas para o que eu faço importa mais um tipo de presença mesmo e de um fluxo geral, do que se a nota está certa ou se o tempo está errado. Isso é o de menos.

MP – Qual o álbum, ou música, que não sai do seu ouvido?
Siba – Atualmente é o disco novo da Alessandra Leão “Macumbas e Catimbós”.

MP – Quanto mais a gente repete, mais o barato é pesado? [Trecho da música ‘Barato Pesado’, seu último lançamento]
Siba – Esse é o tema da festa, da festa de rua, que é a base de todo o meu trabalho e sempre eu volto pra ele de algum modo. Uma afirmação da redenção pela festa e pela repetição. Esse disco novo tem muito a ver com coco de roda – que é um estilo de poesia popular, festa, dança, que usa e abusa da repetição, de versos simples e curtos.

Abaixo assista o clipe de ‘Barato Pesado’

Escute “Mel Tamarindo” do disco De Baile Solto (2015), de Siba

Baixe os discos e saiba mais sobre Siba no site: https://mundosiba.com.br/

Dicas, reclamações, pautas, recados, xingamentos ou qualquer dúvida – clique aqui.

 

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *