Faixa a faixa de “Pangea I Palace II” – Lemoskine

lemoskine-interna

Por Anderson de Souza

pangeaipalaceii-capa-muitoparanaEu falo desse lugar / Falo Dele Pro Mundo / Um lugar que fui eu (…)”. Esse é o primeiro trecho da canção Nesse Lugar que abre o novo disco Pangea I Palace II (Independente), do músico e produtor Rodrigo Lemos – conhecido popularmente como Lemoskine. O álbum – que pode ser escutado pelo Deezer e baixado no iTunes – tem uma nova pegada e arranjos bem diferentes dos trabalhos anteriores de Lemos, como no disco de estreia Toda A Casa Crua e nas bandas Poléxia e Banda Mais Bonita da Cidade. É um novo rumo em composições que dialogam com Clube da Esquina, novo psicodelismo, Novos Baianos e R&B. Um disco muito bem elaborado e provavelmente um dos melhores de 2015. A seguir, Lemoskine fala mais sobre todas as faixas de sua nova obra que terá versão em vinil em projeto de financiamento coletivo.

FAIXA A FAIXA COMENTADA

01 – Nesse Lugar
“Escolhi essa para abrir pois é uma canção carregada de coletividade, apesar do discurso ser em primeira pessoa… Após repetir, repetir e repetir, me parece que fica um aviso de que o álbum discorrerá sobre sermos – uma pequena – parte do todo.”

02 – Palmeiras Imperiais
“Essa é uma de minhas favoritas em texto e sonoridade… Tem participação do Pedro Pelotas (Cachorro Grande), Artur Roman e Wonder Bettin (Esperanza) num coro que insere uma música incidental – ‘Sem Porquê’, do próprio Esperanza.”
03 – Um Salve
“A essa altura, já dá para sacar que estou apostando em ritmo nessa nova fase. Nos últimos anos, estive muito colado em coletâneas de dub, roots reggae, e esse groove nasceu sob tal influência, e ganhou ‘a cereja do bolo’ quando o Lauro (o trombone da Trombone de Frutas) trouxe um sopro meio embriagado. A melodia é uma espécie de homenagem minha a Jorge Ben…”
04 – Pedra Furada
“O primeiro single a ser lançado. Já ganhou clipe e tudo… Surgiu durante uma viagem que fiz com amigos ao interior do Tocantins, no Jalapão. Acho que tanto o teor sensorial da letra quanto a sonoridade bem sincopada representam bem o que as pessoas irão encontrar no álbum.”
05 – Plantado em Fel
“’Brasil é pau, é pedra, é tudo o que já resistiu… e ainda está.’ Aqui é dureza… É a parcela ‘Palace II’ se mostrando mais presente.”
06 – Pirão
“Um ritmo quebradão…14/8. Aqui tem um coro com participação da Banda Gentileza, o Will França (Colorphonic), a Michelle Pucci e até o meu pai, Seu Mizael. Foi ele quem me apresentou este provérbio sobre seleção natural (ou avareza, dependendo do contexto): ‘Farinha pouca, meu pirão primeiro’.”
07 – O Que Eles Têm
“Mais uma representante da parcela ‘Palace II’. Foi uma canção que nasceu em meio a acontecimentos políticos recentes e também foi apresentada um pouco antes do álbum ser lançado. A levada do Luís Bourscheidt (baterista) acrescentou a ela um tom blues afro, bem obscuro, com umas pancadas eventuais.”
08 – Erosão
“Talvez a parte mais romântica do repertório. Estabelece semelhanças entre as relações humanas e os fenômenos naturais.”
09 – Âncora Abre Alas
“Outro som que pairou sobre mim durante a concepção do álbum foi o ‘Modern Vampires Of The City’ do Vampire Weekend. Eles roubaram o frevo da gente; eu quis tomar de volta, nesta canção narrada da perspectiva de um carro alegórico.”

10 – Um Negócio
“Última faixa a entrar. Fala de espera, justiça e continuidade… Achei conveniente que ficasse no fim do álbum. Tem um solo super shred latino do Teagá Ramalho (Trombone de Frutas); um dos grandes mestres dessa nova geração de artistas locais que deve ganhar o mundo!”

Baixe Pangea I Palace II no iTunes: https://itunes.apple.com/us/album/id1026925985

Escute Pangea I Palace II no Deezer: https://www.deezer.com/album/10864836

Escute ou baixe Pangea I Palace II em outros serviços:

Rdio: https://www.rdio.com/artist/Lemoskine/album/Pangea_I_Palace_II/

Google Play: https://play.google.com/store/music/album/Lemoskine_Pangea_I_Palace_II?id=Bbirrwwxiat6pyqwlu7b57wdt5y

Escute no Soundcloud:

Veja o clipe do single Pedra Furada, do disco Pangea I Palace II :

Para saber mais sobre Lemoskine:

Site oficial: https://www.lemoskine.com/

Facebook: https://twitter.com/Lemoskine

Twitter: https://twitter.com/Lemoskine

Instagram: https://instagram.com/lemoskine/

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *