O documentário “Jaime Lerner – Uma história de Sonhos”, de Carlos Deiró, chega ao cinema pela Pandora Filmes no dia 8 de setembro. O olhar íntimo do amigo cineasta foca a trajetória do arquiteto e urbanista e um pouco da intimidade do personagem.
Lerner é o urbanista brasileiro mais respeitado no mundo. Aos 78 anos, segue ativo em projetos de soluções para cidades. Atualmente, comanda o projeto da região metropolitana do Rio de Janeiro, foi chamado por Mauricio Macri, presidente da Argentina, para palpitar sobre o plano dos hermanos, estreou na criação de mobiliário, com a namoradeira ‘Duo’ e ainda lançou uma startup de troca de soluções urbanísticas batizada de ‘Cloud Cidades’.
Em 1990, recebeu o prêmio máximo das Nações Unidas para o Meio Ambiente, conferido pela United Nations Environment Programme (UNEP), em Nova York. Em 2002, foi eleito presidente da União Internacional de Arquitetos (UIA). No documentário, é elogiado por Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha.
Trinta anos da trajetória de Lerner foram acompanhados de perto pelo cineasta Carlos Deiró, que mantém há anos em Curitiba uma produtora focada em publicidade e na criação de conteúdos audiovisuais institucionais. Deiró é um dos amigos mais próximos de Lerner e, por isso, captou nas últimas três décadas registros de diferentes fases da vida do urbanista. “Acompanho a trajetória dele há muitos anos, registrei quase todas as inovações propostas por ele como soluções para as cidades”, afirma.
“No documentário busco mostrar a simplicidade de um homem que propôs soluções igualmente simples para as cidades e conseguiu implementá-las. Lerner tem um olhar atento para o ser humano, por isso as ideias propostas por ele tornam-se reais e engajam a população”, completa.
Criador de soluções simples, Lerner é autor de frases como: “Quem cria nasce todo dia”, “A solução da mobilidade e integrar trabalho e moradia” e “Sustentabilidade é uma equação sobre o que você poupa e desperdiça”.