candido jornal muito post

Cândido de abril discute a participação dos escritores nos grandes debates brasileiros

A participação dos escritores brasileiros no debate público dos temas atuais é o assunto de capa da nova edição do jornal Cândido, editado pela Biblioteca Pública do Paraná. “Troque Seu Colunista por um Bom Romancista”, diz o título da reportagem assinada pelo jornalista Luiz Rebinski, que analisa desde a atuação dos autores na imprensa até as discussões surgidas nos “textões” postados nas redes socais. O material é pontuado por depoimentos e opiniões de nomes como Milton Hatoum, Ana Maria Machado, Veronica Stigger e José Castello, entre outros.

O Cândido 105 também traz dois textos produzidos sob o impacto da pandemia do coronavírus. Na coluna Pensata, o poeta, tradutor e professor universitário Guilherme Gontijo Flores trata da importância das artes em um momento de grandes mudanças. E o jornalista Roberto Muggiati apresenta um ensaio sobre como doenças de grande propagação influenciaram a literatura ao longo dos séculos.

A edição ainda homenageia os escritores Rubem Fonseca e Luiz Alfredo Garcia-Roza, que morreram na semana passada. O jornalista Alexandre Gaioto relata seus encontros com Fonseca no Rio de Janeiro — uma amizade que começou com uma abordagem inusitada numa esquina do Leblon —, enquanto Garcia-Roza tem sua trajetória revisitada pela equipe do jornal.

Outros destaques do Cândido de abril: entrevista com o escritor Julián Fuks (concedida ao jornalista Christian Schwartz), dicas de Edyr Augusto no espaço De Escritor para Escritor, poemas de Marina Colasanti e Natasha Tinet, conto de André Cúnico Volpato, quadrinhos de Denny Chang e fotos de Paulo Henrique Madalena na seção Cliques em Curitiba. Todas as ilustrações da edição são de Ricardo Humberto.

Serviço
Em razão do fechamento temporário da Biblioteca Pública do Paraná (que segue orientação do Governo do Estado para o enfrentamento ao coronavírus), a distribuição de exemplares impressos do Cândido está suspensa até o retorno das atividades da instituição. O jornal pode ser lido em seu novo site [http://www.bpp.pr.gov.br/Candido].

Dicas, reclamações, pautas, recados, xingamentos ou qualquer dúvida – clique aqui.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *