O novo Plano Municipal de Saúde (PMS) de Garopaba (SC) está em construção desde abril deste ano.
A última etapa realizada foi a consulta pública, que contou com a participação de 413 cidadãos.
O levantamento revelou que a maioria dos usuários considera o atendimento bom ou excelente, 71%, embora 35% relatem dificuldades no agendamento de consultas.
A consulta foi realizada por meio de formulário online e trouxe outros dados como: 88% dos usuários utilizam as Unidades Básicas de Saúde (UBS), enquanto 67% apontam os exames e diagnósticos como a área que mais precisa de atenção, seguidos por atendimento médico geral e urgência/emergência, ambos com 49%.
A secretária de Saúde, Flávia Dias, destaca a importância da escuta popular. “A saúde pública precisa ser construída com base na realidade de quem vive o dia a dia do SUS na nossa cidade. A consulta pública nos ajuda a planejar com mais precisão, ampliando o acolhimento e garantindo qualidade e acesso aos serviços “, ressalta.
O Plano Municipal de Saúde é um instrumento legal previsto pelo SUS e define diretrizes, metas e investimentos da área para os próximos quatro anos. O documento é essencial para o alinhamento com o Plano Plurianual (PPA) e para nortear as ações da Secretaria de Saúde entre 2026 e 2029.
Foto: Divulgação Garopaba
Leia outras notícias no HojeSC.