Primeiro, o que é a meritocracia? Nada mais é do que uma forma de recompensar os colabores olhando o desempenho e as contribuições individuais, demonstrando que habilidades e esforço são reconhecidos e recompensados.
Quando um talento é reconhecido a empresa mostra a todos que isso é valorizado, essa cultura promove um estímulo ao esforço individual, isso motiva a busca por melhores resultados, não só nos números finais, mas também no dia a dia da empresa, pois um ambiente que reconhece o esforço dos funcionários também promove engajamento entre eles, afinal dentro de uma empresa todos são responsáveis pelo sucesso.
Assim, o reconhecimento assume uma dimensão coletiva, englobando tanto o indivíduo quanto a equipe. Quem nunca ouviu frases como: “A empresa em que trabalho reconhece nosso esforço” ou “Gosto de trabalhar aqui, porque quanto mais me destaco, mais consigo crescer”? Essas são expressões típicas de empresas que praticam a meritocracia.
Esse tipo de empresa atrai profissionais qualificados que buscam crescer e por consequência isso ajuda a empresa mais interessante e se torna mais atrativa para melhores talentos. Algo bem difícil de encontrar.
Profissionais que trabalham em empresas que praticam a meritocracia buscam aprender e se desenvolver e isso reflete no dia a dia da empresa que ganha com inovações e melhorias nos processos administrativos e produtivos.
Como implantar o sistema de meritocracia?
Primeiro passo é a empresa precisa estabelecer objetivos claros e mensuráveis. Os objetivos devem ser repassados com clareza aos colaboradores, cada área deve saber como pode contribuir para atingir os objetivos, cada qual com suas responsabilidades, de maneira a escalonar as metas.
Ajustes e melhorias devem ser ditos de forma regular, não dá para esperar o final do ano para dizer ao funcionário que ele não estava fazendo o que devia fazer. O sistema de avaliação e recompensas deve ser transparente e claro. O colaborador deve entender se está no caminho certo ou não. A avaliação deve sempre ser justa.
Criar um ambiente colaborativo, incentivar o trabalho em equipe, cuidar com competição e “facadas nas costas”, a meritocracia deve estimular o reconhecimento e o crescimento, melhorando o resultado e não o contrário.
Os gestores precisam estar preparados para medir a produtividade, tanto a individual quanto a em grupo. Métricas como retenção de talentos e clima organizacional devem ser levadas a sério. Indicadores ajudam a medir resultados:
· Comparar a receita e o lucro: avaliar antes e depois de implantar o sistema de meritocracia vão deixar claro se o sistema está ou não funcionando;
· Promoções: monitorar as promoções, é uma ótima forma de motivar o engajamento;
· Comissões: observar o aumento de valores de comissionamento pagos, não só no comercial, mas também em áreas produtivas, como chão de fábrica, quando cronogramas são antecipados por projetos inovadores vindos de colaboradores;
· Novos projetos: medir como esses projetos impactam nos resultados da área fabril como nos resultados gerais da empresa;
· Satisfação do Cliente: avaliar o nível de satisfação dos clientes e o volume de reclamações recebidas.
Métricas possíveis de se medir a efetividade da meritocracia de uma forma justa, sempre alinhada com todos. Essas avaliações podem resultar em revisões e ajustes, tornando todo o processo transparente e justo, como deve ser.
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